Pela primeira vez na história da publicidade, um anúncio foi lançado nesta quinta-feira em direção ao espaço para atrair a atenção de potenciais consumidores extraterrestres.
A propaganda espacial é parte de uma campanha de uma famosa marca de "snacks" feitos com farinha de milho, óleo vegetal e aromatizantes, a qual se associou a cientistas da Universidade de Leicester (Inglaterra) para esse evento histórico.
O lançamento pretende ser "um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a publicidade", afirmaram os especialistas de Leicester ao parafrasear as célebres palavras ditas pelo astronauta Neil Armstrong em 1969, quando se tornou o primeiro homem a pisar na Lua.
O anúncio dos salgadinhos foi transmitido de um potente radar do Centro Espacial da EISCAT (Associação Científica Européia de Radares de Dispersão Desconexa), localizado no arquipélago ártico de Svalbard, entre a Noruega e o Pólo Norte.
A mensagem publicitária é dirigida a potenciais clientes alienígenas de um sistema solar localizado à 42 anos luz da Terra, cujos planetas orbitam em torno da estrela 47 Ursae Majoris (UMA-47), localizada na constelação da Ursa Maior.
Segundo os cientistas, o anúncio, que viaja à velocidade da luz, demorou pouco mais de um segundo para passar pela Lua, quatro minutos e meio para deixar para trás Marte, nove minutos para ultrapassar o Sol e cerca de cinco horas e meia para abandonar nosso sistema solar.
O anúncio, que é um vídeo de 30 segundos selecionado em um concurso realizado no Reino Unido pela marca dos aperitivos - mostra uma "tribo" de salgadinhos que escapa de um saco e sacrifica um de seus membros em tributo ao Deus do Molho.
No entanto, os alienígenas não verão as imagens desse ritual tão bárbaro, pois a gravação foi codificada com um sistema binário - de zeros e uns -, para que qualquer vida inteligente no espaço possa decifrá-la matematicamente, sem maiores dificuldades.
Agora, o mais surreal:
A peça publicitária deve alcançar os planetas que giram ao redor da UMA-47 em 2050, enquanto uma eventual resposta extraterrestre - talvez um pedido de compra - não chegaria à Terra antes de 2092, segundo cálculos!!!!
Por isso que eu sempre digo: cada um no seu quadrado!
http://economia.uol.com.br/ultnot/efe/2008/06/13/ult1767u122063.jhtm
quarta-feira, 18 de junho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
nossa, que preguíça de 2092...
Tomara que até la os chinese nao tenham dominado o mundo e essa empresa cretina nao tenha se sucumbido ao poder dos amarelos
ainda não dominaram?
Postar um comentário